quinta-feira, 14 de maio de 2009



Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, no purifica de todo pecado.” 1ª João 1.7

A palavra “comunhão” vem do termo grego “koinonia” que quer dizer: tudo em comum; compartilhamento; relacionamento íntimo. Essa palavra é carregada de muito significado prático. Observe o versículo. Para vivermos em comunhão devemos andar na luz. Andar pressupõem movimento, trabalho, exercício, dedicação. A comunhão verdadeira sempre exige esforço da nossa parte. Andar na luz é permanecer em Cristo. Nossos relacionamentos são diretamente atingidos pelo tipo de comunhão que temos com Deus. Algumas pessoas defendem a idéia que viver em comunhão é uma utopia religiosa. De certa forma essas pessoas estão certas, pois a vida do “compartilhamento” só é possível pelo mover do Espírito Santo em nós. O ser humano, por si só, não é capaz de vivenciar a comunhão.
Talvez o que mais incomoda é a idéia do “tudo em comum”. Tudo é muita coisa. Não gostamos do “tudo” quando nos relacionamos. O “tudo” só é bem vindo quando nos beneficia individualmente. Por isso o desafio está lançado: Viva em comunhão - a comunhão uns com os outros é um sinal da presença de Deus em nós!


Pr. Carlos

Nenhum comentário: