quarta-feira, 18 de março de 2009

Eu, VOCÊ e Deus (02/03)



Na devocional anterior, falamos sobre a “falta de Deus nos relacionamentos”. Percebemos que na dinâmica relacional (eu, você e Deus) o “deus” que servimos e adoramos é descoberto nos relacionamentos que cultivamos. Daí a importância de invocar a presença do Deus verdadeiro para todo e qualquer tipo de relacionamento. Hoje quero chamar a atenção para a “falta do outro (próximo – você) nos nossos relacionamentos”.
Não adianta falar sobre Deus e/ou procurar se relacionar com Ele se você rejeita o seu próximo. Na verdade, para se relacionar com Deus é necessário se relacionar com o próximo. A Bíblia diz em 1ª João 4.20 que “se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deu’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê”. Este é o parâmetro dado por Deus: amar a Deus só é possível amando o próximo.
Quando alguém afirma ter um relacionamento com Deus excluindo o próximo, isso é idolatria. Por quê? Por que na idolatria não existe relacionamento e sim uma devoção por algo sem vida. É uma via de mão única. Você fala e você faz, mas não há reciprocidade por que do outro lado não tem vida, não tem Deus. Excluir o outro (próximo – você) na dinâmica relacional significa excluir Deus.
Nossa relação com o próximo é fundamental para experimentarmos a presença de Deus. Muitas vezes não ouvimos a voz de Deus por que não ouvimos a voz do nosso próximo. Às vezes não sentimos a presença de Deus em nós por que não sentimos a presença do nosso próximo perto de nós. Enfim, muitos dos nossos questionamentos não são respondidos em Deus, mas no próximo que está diante de nós.
Quero terminar dizendo que não é possível ter um relacionamento com Deus e não fazer parte da igreja dele, isto é, do seu corpo. Aqueles que pensam que estão bem com Deus e estão fora da igreja, cuidado! Toda vez que excluímos o nosso próximo do nosso relacionamento com Deus, Ele nos excluirá também.
Eu, Você e Deus – Cultive esta dinâmica relacional
Pr. Carlos Adrian

Nenhum comentário: